Não será a ultima vez que vocês verão neste blog sobre esta grande personalidade. Suas poesias, sua presença de palco, sua rebeldia, seus casos, sua vida atribulada, seus pensamentos transcendentais, entre outros não cabem em lugar algum, quanto mais em um post. Mas podemos tentar fazer um resumo que passe de raspão em tudo o que ele foi.
Jim Morrison nasce em 8 de Dezembro de 1943, em Melbourne na Florida. Filho do almirante George Stephen Morrison e de Clara Morrison. Era descendente de irlandês e escocês, e como seu pai era almirante mudava-se muito de cidade em cidade. Além da Florida morou também na Califórnia (em duas cidades diferentes), e na Virginia.
O fato que pode ter sido o mais importante na sua formação, é o que ele conta em seu livro "No one here gets out alive", e novamente em seu poema Dawn's Highway, Peace Frog, e Ghost Song. Quando tinha 4 anos de idade, ele testemunhou um acidente rodoviario no deserto, no qual estava ferida (e provavelmente morta) uma familia indígena. "Sempre comentava sobre o índio lamurioso" disse seu pai no livro The DoorsEm 1964 Jim Morrison finalmente se muda para Los Angeles na Califórnia, aonde se matricula para o curso de literatura comparativa na UCLA (Universidade da California Los Angeles). Lá é influenciado por seu professor Artaud que com seu surrealismo impacta a estilo poético sombrio de Morrison. Grandes pensadores como Nietzsche e Rimbaud também tiveram relevância no seu estilo.
Acabou por se formar no curso de Teatro e Cinema da UCLA em 1965, e depois disso passa a viver uma vida boêmia. Um ano depois se junta com o tecladista Ray Manzarek, e em seguida com John Densmore e Robby Krieger, baterista e guitarrista respectivamente, e inicia a banda The Doors, o maior feito de James.
O nome vem do livro The Doors of Perception, que sem ser negado pelos integrantes, é uma referencia ao uso de drogas psicodélicas para que se abrissem as portas da percepção.
Talvez tão importante quanto a banda para Jim foi Pamela Courson, com a qual nunca legalmente se casou, mas que teve um relacionamento que durou de 66 até a sua morte. Foi uma relação de muitos conflitos, discussões e periodos de separação. Provavelmente isso
se deve ao fato de terem uma relação "aberta" e dos muito numerosos casos de Jim.
A banda ganha reconhecimento em 1967, com o álbum "Break on Through" quando com Light My Fire chega ao numero um na Billboard, e se apresenta no The Ed Sullivan Show, um programa de domingo conhecido por introduzir bandas promissoras. Alias, é nesse programa que começa a se ver a rebeldia de Jim. O programa pediu que a banda trocasse a parte "Girl we couldn't get much higher" ( algo como não poderiamos chegar mais alto), que se considerou uma referencia a drogas por "Girl we couldn't get much better". Obviamente o pedido não foi atendido por Morrison, que ainda destacou o trecho impróprio.
A banda continua em ascensão, o segundo álbum "Strange Days" recebe também notória popularidade. Seu estilo estranho, e quase circense dado pela falta do baixo no grupo, as "influencias indígenas" que apareciam nos shows como nas fogueiras que eram feitas, suas constantes referências a drogas e os regulares problemas de Morrison com a policia agradavam os fãs que em pouco tempo se transformaram em uma fiel legião.
Em 68 o terceiro álbum "Waiting For The Sun" é lançado, e o sucesso continua no quarto "The Soft Parade" em 69. Porém Jim Morrison após "The Soft Parade" começa a aparecer constantemente embriagado para as gravações e atrasado para os shows, levando os outros membros da banda a assumirem seu papel em algumas ocasiões.
Apesar dos incômodos trazidos por Jim Morrison, os outros integrantes da banda nunca se mostraram insatisfeitos com ele. Por exemplo, depois de ter sido preso no incidente de Miami após tentar iniciar uma baderna em seu show, que acabou por cancelar toda a turnê da banda, Manzarek testemunhou que Jim nunca havia sequer comparecido no show. Jim por sua vez já recusou varias oportunidades de carreira solo, e uma vez disse a Ray Manzarek que nunca se sentia confortável num encontro social a não ser que ele ou outro membro do grupo estivesse com ele.
Em 71, mesmo ano de sua morte, muda-se com Pamela para Paris a fim de se dedicar a escrita, e é onde se encerram Os Doors originais, e para mim, os únicos.
James Douglas Morrison morreu aos 27 anos, e apenas em 5 anos de carreira, deixou um legado que uma eternidade não poderia destruir.
Dedicado ao Victor, o maior fã que ja vi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário